1.12.07

Ensino com Computador





"Multimídia permite ao usuário vasculhar um conjunto de informação, ou resolver problemas complexos, usando segmentos particulares de informação disponível, ou executar experiências por simulação, ou participar de excursões virtuais pelo cyberspace onde ele pode ver e fisicamente interagir com objetos em realidades virtuais. A programação instrucional está preocupada com este cenário, o período de brincadeira com tecnologia de multimídia está terminando e trabalho sério está a caminho em vários laboratórios de aprendizagem visando encontrar estruturas instrutivas e modos de apresentação adequados". Prof. Dr. Ludwig. J. Issing:
Conceitos básicos de didática para multimídia

“Inventar novos caminhos de problematização, atualizar conhecimentos, instituir o aprender a aprender em processos simultâneos individuais e grupais são maneiras de elaborar uma nova e também válida professoralidade...” Profª. Dra. Rita de Cássia M. T. Stano: Aproximações Pedagógicas / Educação a Distância

"Na educação o computador tem sido utilizado tanto para o ensino de computação, isto é, para adquirir conceitos computacionais, quanto para ensinar praticamente qualquer assunto, ou seja, ensino através do computador... O objetivo deste artigo é apresentar uma rápida descrição de cada um dos diferentes tipos de softwares, suas vantagens e desvantagens e as atuais tendências na área... " O Software Educativo: Vera Lúcia Camara F. Zacharias


"Este artigo aborda a importância das animações e das simulações no ensino da Física. Uma apresentação das afirmações de alguns de seus defensores é contrastada com as argumentações de parte relevante dos seus críticos.... A importância dos pressupostos e dos limites de validade das teorias é posta em destaque como uma forma de pôr em relevo aquilo que fundamenta as simulações computacionais utilizadas no ensino da Física." Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física: Alexandre de Medeiros e Cleide Farias de Medeiros

"...
Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". Um exemplo brasileiro de construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica (Ensino Médio) é a Fábrica Virtual do RIVED..." Objetos de Aprendizagem Wikipedia
“Este trabalho descreve os princípios teóricos utilizados para a construção de OA - objetos digitais de aprendizagem fundamentados na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel... Esses OAs - objetos digitais de aprendizagem se propõe a facilitar a aprendizagem de significados dos conteúdos relacionados ao ensino de ciências, fazendo um uso integrado de mapas conceituais, animação interativa e textos...”. Romero Tavares: Aprendizagem significatica e o ensino de ciências

LINKS
”O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.”. RIVED / MEC
O projeto "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores" tem como objetivo a criação de um portal educacional para dar suporte à formação de educadores para a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas suas práticas pedagógicas, objetivando promover mudanças na escola pública. Este portal contém cursos, materiais de apoio pedagógico, software e publicações que podem ser usadas em ações de formação de educadores.”
A Experimentoteca-Ludoteca do IFUSP desenvolve recursos didáticos para o ensino de física no ensino fundamental e médio.

“Biblioteca nacional de aplicativos virtuais, é um projeto financiado pela “National Science Foundation (USA)”. Começou em 1999 com o objetivo a desenvolver uma biblioteca de aplicativos virtuais interativos (principalmente applets em Java), como apoio ao ensino de matemática fundamental através da Web
”: Utah State University
”O Modellus é um software para modelagem interativa com matemática. Professores e estudantes podem usar o Modellus para construir modelos matemáticos e explorá-los com animações, gráficos e tabelas... Os usuários do Modellus podem experimentar visualmente e interativamente com modelos e animações para melhor entender a matemática subjacente e as representações múltiplas de um modelo.”: Modellus Web Page

Veja no "BLOG DO TIÃO / DESAFIOS" uma grande variedade de links com jogos para desenvolver a concentração e o raciocínio Também, para o letramento e alfabetização matemática incluindo animações e atividades interativas para a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

2 comentários:

Luis Figueredo disse...

Ola.. Gostei muito do blog. As informações são muito pertinentes. Além dos liks para outros sites. Valeu.

"DÉCADA DE AÇÃO 2011 A 2020" disse...

Parabéns...seu blog é de grande valia, tras questões interessantes.
acabei de assistir o vídeo: Computador no Ensino..essa ferramenta veio revolucionar a educação.

Abraços.